RESENHA O SILMARILLION

09:00

   Oi, pessoas! Hoje eu trago pra vocês a resenha de um livro muito foooda, um livro praticamente de história msm kkk e muito legal. Esse livro se chama O Silmarillion, do fodão J. R. R. Tolkien, que narra a criação de Ëa por Eru Ilúvatar a partir da Grande Canção chamada Ainulindalë que os Valar cantaram, a criação de Varda, a Terra, e a vinda e vida dos Primogênitos Filhos de Ilúvatar, os eldar ou quendi, popularmente conhecidos como elfos. Esse livro tem um foco principal na vida dos elfos, em como chegaram a Arda, em sua grande viagem para Aman, a terra sagrada do Oeste (onde viviam os Valar), fala sobre as guerras decorrente dos males que trazia Melkor, o Valar que caiu por invejar Arda e se tornou Morgoth e ainda conta sobre a chegada dos homens e dos anões.


   A primeira coisa que você precisa saber (se você não é um grande fã de Tolkien, é claro), é que O Senhor dos Anéis nada mais é do que UM PEDACINHO DA PORRA TODA. Tolkien passou a vida desenvolvendo essa historia (que em cartas mostra que ele acreditava ser um passado da própria Terra em que a gente vive '-' ), desenvolveu mapas, línguas e até LENDAS contadas por cada povo da época! Eu lembro que muito eu brinquei com amigos sobre o grande tempo ocioso que esse cara tinha pra criar idiomas e essas coisas doidas kk Mas sério, não existiu cara mais foda no mundo do que o Tolkien.

   Sobre o livro, as histórias são tão interessantes, os detalhes tão bem construídos que se for um grande fã de coisas sobrenaturais e espirituais, da até pra pensar que tudo aquilo era verdade mesmo! O livro é construído na verdade por 5 livros independentes: Ainulindalë, Valaquenta, Quenta Silmarillion (que é o mais extenso), Akallabêth e Dos Anéis de Poder e da Terceira Era.

   Ainulindalë descreve toda a criação de Ëa (que é o universo) e Arda (a Terra) a partir da música de mesmo nome cantada para Eru (o Todo Poderoso) pelos Valar (seres de grande poder criados pelo pensamento de Eru, chamados também de Ainur) e sobre Melkor, o Valar mais poderoso, que desde os tempos da grande música queria ser o melhor e gostavas da escuridão dos limites do mundo, que depois de ver a Arda pronta e bonita, invejou-a e quis toma-la para si. Como a criação era de todos os Valar e principalmente de Eru, que foi quem deu vida a música, ele se revoltou e quis por trevas em Arda.

   Valaquenta descreve todos os Valar e os Maiar (que são tipo os Valar, mas com menos poder). Entre os Valar, os designados a tomar conta de Arda para que ela prosperasse foram Manwë, o que melhor compreendia os pensamentos de Eru, e sua companheira Varda, que em amor aos Primogênitos (elfos) que dormiam em Cuiviénen, criou as estrelas.

   Quenta Silmarillion descreve praticamente todos os acontecimentos desde o despertar dos elfos, dos homens e dos anões até as grandes guerras geradas pelo mal de Melkor, que foi nomeado pelos elfos de Morgoth, a queda de muitos reinos e a salvação de uns dos últimos elfos da Terra-média que residiam em Gondolin por Tuor, o enviado de Ulmo (Valar senhor das águas).

   Akallabêth descreve a fundação de Númenor por Elros, filho de Eärendil, que escolheu a casa dos homens como sua e de presente, os Valar lhe deram a ilha para morar e mais anos de vida que outros homens, e a sua queda, na Segunda Era, pela ganância dos reis e por desobedecerem as regras dos Valar de não navegarem ao Oeste, em direção a Aman. Nesta época, apesar de Morgoth ter sido derrotado, o Maiar Sauron, que o era fiel, abominava os elfos e homens e queria sua extinção de qualquer jeito. Levado a Númenor como prisioneiro, com sua bela forma e muitas mentiras, fez com que quase todos os dunedain (os homens de Númenor) se voltasse contra os Valar, fazendo-os declarar guerra contra ele e os elfos de Aman. Os chamados Fiéis, que se recusaram a declarar guerra contra os Senhores do Oeste, foram a Térra-média, e não estavam na ilha quando esta afundou e se perdeu pra sempre. É que por tristeza e raiva dos Valar, a terra foi arredondada e Númenor afundada. Aman foi retirada dos círculos do mundo e apenas os Primogênitos poderiam voltar a navegar pelo Plano Reto, onde poderiam retornar ao Antigo Oeste.

   Dos Anéis de Poder e da Terceira Era descreve como Sauron seduziu elfos fixados na Terra-média se denominando Senhor dos Presentes para eles forjarem os Anéis de Poder. Estes anéis seriam usados para Sauron manipular todos aqueles que os usassem. Foram feitos Os Nove, nove anéis para os homens, Os Sete, sete anéis aos anões, Os Três, três anéis para os elfos, e o Um Anel, o que comandava todos os outros, de maior poder. Mas logo que viram que estavam sendo enganados, os elfos pegaram para si os seus três anéis sem que Sauron os tocasse, o que os deixou imaculados e com as boas energias dos elfos. Sauron perde o Um Anel em um rio, e se inicia um conselho entre elfos e magos para conseguirem achar ele antes de Sauron e então destruí-lo no mesmo fogo que o forjou... E o resto vcs conhecem né gente :v

   Eu achei o livro maravilhoso, as histórias maravilhosas e é TANTA história que nem se eu quisesse eu conseguiria contar tudo, isso aqui é só um resuminho básico kkk O que eu mais gostei no livro foi a descrição da criação de Arda, que é tipo um Gênesis da Bíblia kk e com toda a certeza, a história de Beren e Luthien, uma história muita linda mesmo. Os pontos negativos do livro é que primeiro, como existe muitas línguas diferentes, cada personagem tem NO MÍNIMO DOIS NOMES DIFERENTES, e isso é PÉSSIMO pra memória da gente kk e segundo, se você não é muito bom em geografia, tu fica perdido pa caraio, porque sempre é dito onde fica cada lugar, e tem um capitulo em especifico que eu pulei, sério, muuuuuito chato. Fala onde ficava todos os reinos de Beleriand e bem na boa eu não tenho saco pra isso kk

   A nota final do livro é 9.9, tiro 0.1 só por causa dos nomes difíceis e daquele capitulo chato geográfico porque o resto... AMOR PURO <3

   E é isso, pessoinhas! Espero que tenham gostado ^^
   Bjos!

Você também vai gostar ♥

0 comentários

Instagram

Postagens populares

Curte aí!